Historial

A Escola Profissional Projeto Plural, é pertença da Fundação Joaquim dos Santos. O seu polo de origem é a vila de Torredeita (1989), onde, hoje, tem dois edifícios. Tem, ainda um polo em Viseu, desde 2015.

Tem 35 anos de experiência. Esteve no lançamento do Ensino Profissional em Portugal. Já formou cerca de 5000 estudantes e, desde sempre, se colocou na vanguarda das políticas de educação e formação.

Em Março de 2020, a escola mudou a sua designação. Quisemos que significasse mais o que nela se faz , o que pretendemos que nela se edifique, o que desejamos que ela, sempre, seja :um Projeto Plural…
Uma Escola que contenha todos e todas as diferenças; que no conjunto descubra a singularidade de cada um; que na comunhão das vontades identifique os anseios próprios, o desejo que, cada um, acalenta, o projecto que, cada um, quer para si. Projetos singulares que se encontram numa Escola Plural.

Dispõe de um conjunto de infraestruturas que lhe conferem uma capacidade alargada para a realização de várias atividades, internas e externas, e possibilidades, também, aumentadas, para estabelecer dinâmicas com Grupos, populações, empresas e associações. Tem condições para ser um centro polarizador de interesses, experiências e fóruns de reflexão e debate.

Desde há dois anos, a Escola especializou-se, inteiramente, no Curso de Técnicos de Serviços Jurídicos. Única, no Distrito de Viseu, privilegia, de modo significativo, o desenvolvimento de competências que orientem para o mercado de trabalho e a inserção na vida ativa. Esta preocupação está presente, quer nas propostas do Plano de Atividades Anual, quer na realização de aulas em contexto real de trabalho, experiências, programadas, em contextos profissionais e estágios curriculares.

O quadro da vida atual exige a disponibilidade no mercado de Técnicos de Serviços Jurídicos, como profissionais capazes de potenciarem a atividade das empresas e das organizações públicas e sociais, para além do tradicional apoio às atividades e profissões jurídicas.

O Técnico dos Serviços Jurídicos é hoje um especialista capaz de apoiar as atividades das organizações como intermediário qualificado com diferentes instâncias, judiciais e administrativas, aliviando a gestão e a assessoria de inúmeras questões quotidianas com que se defrontam os diversos operadores dos mercados económicos, sociais e culturais.

Com competências em vários domínios, como sejam, o contencioso, os recursos humanos, a contabilidade, a fiscalidade, o controlo de gestão e ainda o uso adequado das tecnologias de comunicação e informação,a elevada empregabilidade deste curso é um dos seus fatores de sucesso.

A Escola Profissional Projeto Plural, tem uma larga experiência na formação profissional destes técnicos e uma imagem e reputação exterior reconhecida, encontrando nessa afirmação a sua grande mais-valia e o seu grande ponto forte.