ACESSO AO ENSINO SUPERIOR SEM EXAMES - 2020-2021

Os alunos do ensino secundário de cursos profissionais vão poder candidatar-se ao Ensino Superior sem terem de fazer exames nacionais. Desta forma, cria-se uma "terceira via" de acesso, depois do CNA - Concurso Nacional de Acesso para os alunos dos cursos científico-humanístico e dos CTeSP, cursos técnicos profissionais no ensino superior que permitem prosseguir estudos para obter grau de licenciatura.

 

Esta terceira via vai contar com um número de vagas reservado para os alunos que depois de completarem o ensino secundário profissional possam entrar nas Instituições de Ensino Superior. Estes concursos locais vão representar vagas na ordem dos 10% a 15% do total do concurso nacional de acesso. E são as próprias instituições que vão traçar a forma de acesso para estes alunos. Através de concursos locais (provas de admissão) usando apenas as aptidões, as competências e as notas que têm no seu percurso profissional.

 

Alertamos para o facto de nem todas as universidades e politécnicos venham a aderir a esta via de acesso! Está atento!

 

A candidatura dos titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados aos ciclos de estudo de licenciatura e de mestrado integrado faz -se obrigatoriamente nas mesmas áreas de educação e formação, de acordo com a classificação CNAEF a três dígitos.

 

Cálculo da Média de Acesso ao Ensino Superior por esta 3.ª via

  • A classificação final do curso obtida pelo aluno - 50 %
  • Prova de aptidão profissional - 20 %
  • Provas teóricas ou práticas de avaliação dos conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso e progressão no ciclo de estudos a que se candidata – entre 20 a 30 %