Garantia da Qualidade

Certificação EQAVET
Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET), consagrado pela Recomendação de 18 de junho de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros da União Europeia, foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.

O EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária, que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP.

A Escola Profissional de Torredeita está a implementar este sistema de garantia de qualidade.

Em todos os Cursos se privilegia, de modo significativo, o desenvolvimento de competências que orientem para o conhecimento do mercado de trabalho e a inserção na vida ativa. Esta preocupação está presente, quer nas propostas do Plano de Atividades Anual, quer na realização de aulas em contexto real de trabalho, experiências, programadas, em contextos profissionais e estágios curriculares. A Escola Profissional de Torredeita, tem, por isso, uma larga experiência na formação profissional e uma imagem e reputação exterior reconhecida, encontrando nessa afirmação a sua grande mais-valia e o seu grande ponto forte.

Deste modo, investe, afincadamente, na preparação técnica dos seus alunos, indo ao encontro das expetativas e necessidades dos empregadores, correspondendo ao mercado de trabalho e ao estatuto público que adquiriu.

É, também, um fator importante ter cursos que oferecem uma formação técnica, hoje, em falta em muitos setores de atividade económica, bem como ser a única escola do concelho que forma técnicos de Serviços Jurídicos.

A elevada empregabilidade nestas áreas é um dos seus fatores de sucesso.